As diversas correntes da Geografia Clássica, ou Tradicional, na tentativa de eleger um objeto de análise, se apoiaram em elementos do Positivismo. Uma primeira manifestação dessa relação está na redução da "realidade" ao mundo dos sentidos, ou seja, a análise geográfica limitar-se-ia aos aspectos visíveis dos fenômenos, por meio do método indutivo, considerado, na época, o principal meio de explicação.
Outra evidência da relação entre Geografia e Positivismo refere-se ao fato de a Geografia ser considerada uma "ciência de síntese", isto é, ela é considerada o resultado final de todo conhecimento científico, no sentido de analisar e relacionar todo o conhecimento produzido pelas demais ciências.
Discussões paralelas
- o fato de existirem diversas concepções de Geografia, está relacionado com a questão da subjetividade de cada observador, construída a partir do seu posicionamento político e engajamento social, refletindo, dessa maneira, a forma como ele vê o seu objeto de análise. Portanto, não há uma única Geografia, ou uma "mais correta", e sim Geografias, que expressam suas individualidades e objetivos, ocasionando o amplo temário geográfico e na indefinição de um objeto específico.
OTIMO ME AJUDOU MUITO SIMPLES E OBJETIVO
ResponderExcluira simplicidade deixa claro o que o arrojado demais quer passar!
ResponderExcluirgostei bastante,
ResponderExcluirmuito bom mesmo"!